Notícias


Confirmados recursos para a conclusão do berço 3

A Secretaria de Portos confirmou para o final de outubro a liberação da segunda parcela dos recursos para a conclusão das obras de reforço e realinhamento do berço 3, no valor de R$ 4,6 milhões. Com o pagamento à empreiteira responsável pelas obras o berço retomará e concluirá até o final deste ano, possibilitando ao Porto de Itajaí a diversificação nas operações, agregando carga geral às operações com contêineres.

A liberação dos recursos é decorrente das inúmeras viagens que o superintendente Antonio Ayres dos Santos Júnior vem fazendo à Brasília, na tentativa de que tais recursos sejam repassados à empreiteira e, com o berço concluído, diversificar operações e agregar receita não apenas à Autoridade Portuária, mas também a toda cadeia logística que depende do Porto de Itajaí. A obra está parada desde junho deste ano, por falta dos repasses do governo federal a empreiteira vencedora do processo licitatório.

Para o berço 4 há um desafio maior: uma laje submersa que não constava no projeto inicial. Esse entrave levou a adequações que elevaram em R$ 26 milhões o orçamento da obra, o que gera a necessidade do contrato com a empreiteira ser aditivado. Após várias tratativas da Autoridade Portuária e Frente Parlamentar Catarinense junto ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, o valor foi incluído no projeto de orçamento da União para 2017, enviado pelo governo federal ao Congresso. No entanto, ainda existe a necessidade do empenho político dois parlamentares catarinenses, para que a emenda seja aprovada.

Poligonal – Em sua viagem à Brasília nesta semana, o superintendente e corpo técnico do Porto de Itajaí se reuniram com representantes da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), para discutir a implementação de novas tarifas para serem implantadas para operações dentro da área da poligonal do Porto Organizado.

Este pleito foi bem recebido, havendo para tal a necessidade de ser agendada uma nova exposição para toda a diretoria da Agência Regulatória.

Arrendamento Tecon – Com relação ao aditivo de reequilíbrio do contrato de arrendamento à APM Terminals, a Antaq determinou a celeridade da análise dos estudos de viabilidade técnica e econômica. Para isso se comprometeu a enviar especialistas para avaliarem a possibilidade in loco.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br