Notícias


Plano de Dockworkers - Greve de nove dias na Espanha

MADRID - Trabalhadores portuários espanhóis pediram nove dias de greves para protestar contra os planos do governo de permitir que os portos contratassem mão-de-obra não sindicalizada, informou o jornal El País na terça-feira, ameaçando interromper o comércio por até três semanas a partir de 6 de março

Os Trabalhadores portuários planejavam a semana passada uma greve de três dias depois que o governo disse que iria colocar suas reformas em espera e conversas abertas,.

A decisão de avançar com uma greve maior veio depois que o governo sinalizou que não mudaria partes de seu projeto , disse El País, citando o sindicato CETM.

Reuters não conseguiu chegar à CETM para comentar.

As propostas permitiriam às empresas que operam nos portos contratar pessoal que não pertence aos sindicatos, uma medida impopular entre os membros do sindicato, mas que ajudaria a Espanha a cumprir os regulamentos da União Europeia.

Os nove dias de paralisações em dezenas de portos espanhóis teriam lugar em dias alternados, o que significa que as interrupções podem durar três semanas entre 6 de março e 24 de março, disse El Pais.

As negociações entre os sindicatos e o governo deveriam continuar.

Cerca de dois terços das exportações da Espanha passam pelos portos, que movimentam cerca de 500 milhões de toneladas de mercadorias por ano. 

 
  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br