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Reflexões sobre o futuro dos portos de contêineres

Atualmente e em um futuro próximo, a indústria portuária esta sob estresse. Isso ocorre devido a mudanças intensas e simultâneas ao seu redor, e pelas incertezas nas quais se desenvolve.
As razões pelas quais se observa um estresse generalizado (no setor governamental e no privado) corresponde à interação de fatores exógenos e endógenos.

Os fatores endógenos são próprios dos assuntos marítimos e portuários e se encontram no setor público, nas empresas e na indústria portuária. Dentro do setor público, se observa um esgotamento dos modelos de governança, já que a atual governança foi desenhada nos anos 90. Acrescenta-se a isso a falta de alinhamento entre o andamento dos processos industriais e dos processos burocráticos (por exemplo, a persistência de problemas administrativos, ineficiências na Gestão etc.). Além disso, se observa um incremento na consideração dos aspectos ambientais, sociais e de segurança, que tem efeitos múltiplos na governança, na administração dos negócios, no nível de exigências na operação dos portos. Já em relação aos operadores de terminais, se observa uma tensão competitiva, um encurtamento no ciclo de vida dos investimentos portuários e uma queda na produtividade. Além disso, se observa que não se aproveita o potencial do território portuário e que a indústria transita desde um estado de crescimento a um estado de valor e desde greenfield a M&A (fusões e aquisições). De todo modo, a indústria portuária, tanto no nível global como no caso particular da América Latina e do Caribe, tem sido atrativa pelos seus investimentos e rentabilidade positiva.

Os fatores exógenos são aqueles de influencia externa que impactam as indústrias marítima, logística e a economia e o comércio. Em relação à indústria marítima, se observam três fatores externos: i) o gigantismo da frota mercante que induz a uma menor frequência de chamadas aos portos e maiores peaks da atividade; ii) uma maior consolidação das indústrias e alianças crescentes a nível global e iii) uma crescente pressão exercida pelas companhias marítimas. Por outro lado, em relação à logística alguns fatos destacados da indústria representam uma mudança importante que também faz parte da configuração atual do entorno portuário, por exemplo, o fato das autoridades portuárias e a indústria logística resolverem pontos em comum a um ritmo diferente, criando tensões operativas. Por último, em termos de economia e comércio, se observa uma desaceleração do comércio mundial e da movimentação portuária.[1]

Nesse conjunto, alguns elementos correspondem a aspectos que são objetivo de inovação e sujeitos a mudanças. Enquanto outros são mudanças exógenas.

O futuro mais distante...

Na hora de considerar o futuro mais distante, os desafios estão definidos de acordo a Matriz do futuro. A seguir se detalhará os componentes dessa Matriz.

Sem mudança cultural, não haverá inovação
A mudança cultural pode ser um dos obstáculos mais importantes à inovação. Por isso há que se considerar esse elemento como uma prioridade no processo de inovação e adaptação para enfrentar os novos desafios tais como: a crescente volatilidade; o aumento das considerações ambientais, sociais e laborais; e as normas estritas. No âmbito social, a inovação permite reforçar o conhecimento tecnológico e o desempenho com êxito em termos de relações laborais e sociais como a produtividade e a eficiência.

As mudanças que se espera no futuro para a indústria portuária exigem novas capacidades, uma compreensão da nova concepção do negócio e novas habilidades para os trabalhadores, os gerentes e as autoridades portuárias, para fomentar a inovação.

Crescerá a importância das considerações ambientais e climáticas nos portos
Nos próximos anos, na medida em que a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável se consolidem, o cuidado ambiental e a luta contra as mudanças climáticas serão de importância substantiva e crescente na agenda dos portos do futuro.

Da mesma forma que outras indústrias, os portos se verão obrigados a reduzir sua pegada de carbono, na qual a mudança tecnológica terá um papel central.

No âmbito da logística e da mobilidade, no futuro se deverá tomar como objetivo geral uma adequada internalização dos custos externos.

Governança e relações público-privadas, sociais e laborais
- A inovação e a cooperação se estenderão dentro da comunidade portuária, junto com as autoridades, incluindo também os trabalhadores e as forças econômicas e sociais.

- A inovação no capital social será um elemento significativo.

- As relações laborais deverão se adequar a um novo entorno muito diferente do atual.

- Uma mudança na governança portuária já é necessária para enfrentar o futuro no contexto de uma nova governança dos serviços de infraestrutura, incluindo políticas integradas e sustentáveis.

- Será muito importante atualizar e alinhar o marco institucional em relação aos desafios do futuro.

- Existirão melhores oportunidades para combinar concorrência com cooperação.

- O aperfeiçoamento dos procedimentos burocráticos e tributários deverão ocorrer em beneficio da operação comercial.

- Será necessária uma maior cooperação entre os portos e os centros de conhecimento.

- A inovação também deverá alcançar a relação cidade-porto.

Mudanças no nível geográfico e territorial
- O mundo se encaminha em direção a uma consolidação de nova hierarquia portuária, com um redesenho de redes com portos principais de concentração, regionais e alguns portos de linha passarão a configurar uma nova rede de portos feeder.

- Foreland y hinterland: o aperfeiçoamento da integração logística e do território é e será uma exigência crescente.

- A relocalização de portos é uma tendência atual que se consolidará no futuro, especialmente entre os mais antigos e tradicionais.

- O desenho das rotas comerciais estará exposto a mudanças relacionadas com os movimentos nos grandes acordos globais, ainda incertos, tais como OBOR (One Belt, One Road), TPP, e outros.

Mudanças no âmbito comercial e no novo contexto da atividade portuária
- Algumas tendências e estratégias atuais dos atores do mercado se aprofundarão e poderão surgir outras novas tendências. Manter-se-á o desenvolvimento dos navios tanto no tamanho como no avance técnico. A expansão dos portos, ainda que ofereça mais possibilidades laborais, gera também pressões sociais e ecológicas. Dessa maneira, as relações com os trabalhadores, as comunidades e a natureza deverão ser valorizadas novamente, na busca de uma harmonia crescente que favoreça o desenvolvimento sustenido. Também poderão mudar os materiais transportados e os produtos finais poderão ser afetados por mudanças industriais, tecnológicas e geopolíticas, com o qual os padrões de comércio serão diferentes, tendo necessidade de trabalho portuário diferente dos atuais.

- O aumento na capacidade nos portos e nas companhias marítimas é um fator que condiciona os cenários comerciais presentes e futuros. Poderão ocorrer mudanças na capacidade que impliquem no exercício de um “poder de mercado”.

- No futuro, a atividade portuária, medida em quantidade de transferência de containers, terá que convergir com a taxa de variação do comércio.

- O espetro do negócio portuário seguira sendo cada vez maior, incluindo novas atividades produtivas, financeiras e logísticas.

- O melhoramento da competitividade internacional já não será o único objetivo dos grandes portos, mas haverá uma valorização da grande contribuição dos portos à expansão da produtividade nas economias, aumentando seu impacto econômico e social.

- Haveria um impulso maior no desenvolvimento das condições comerciais e de serviço a todos os clientes da rede logística. 

Mudanças tecnológicas
- As tendências futuras do avance técnico garantirão o ambiente de mudança e melhoria contínua.

- A Internet das Coisas e o Big Data, nos portos, seguirão as tendências observadas em outras indústrias em direção a um ecossistema de aplicativos inteligentes e conectados que busquem informações para a integração de diferentes processos.

- A automatização e a robótica têm um passo assegurado em relação ao futuro.

- Mudanças mais avançadas serão acompanhadas de um progresso técnico e gerarão novas mudanças tectônicas na indústria. Estas mudanças são referentes à cadeia de suprimentos, ao papel da tecnologia na manufatura (veículos autônomos, impressão 3D, robótica aplicada e “advanced e-commerce”) e nas tecnologias e inovação aplicada aos modelos de produção e consumo, que também podem impactar fortemente na cadeia de suprimentos.

- Junto com uma maior automatização, Internet das Coisas e a robótica, a cybersegurança será uma necessidade e uma exigência crescente.

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