Notícias


Portuários e estiva suspendem greve prevista para terça-feira

As federações dos trabalhadores avulsos, de estivadores e portuários suspenderam a greve prevista para ser deflagrada nos portos dom País na próxima terça-feira. Estivadores e portuários de Santos, reunidos ontem em assembleia, suspenderam a paralisação.

Segundo o presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado, Miro, a possibilidade da abertura de um diálogo com os operadores portuários, intermediado pelo Governo Federal, fez com que a decisão de suspender aa greve de terça fosse tomada pelos sindicalistas.”Vamos aproveitar essa abertura de diálogo e recuar um passo, para se for preciso, avançar dois passos mais à frente”, disse o ­sindicalista. 

Sugerida pelas federações dos conferentes, consertadores, vigias, pessoal de bloco, arrumadores e amarradores de navios (Fenccovib), dos estivadores (FNE) e dos portuários (FNP), a paralisação, em nível nacional, foi adiada a pedido do ministro chefe da casa civil da presidência da república, Eliseu ­Padilha.

No final da tarde de quinta-feira, o ministro recebeu, em Brasília, lideranças sindicais portuárias em seu gabinete. E comprometeu-se a interceder, junto aos terminais de todo o país, a fim de que não contratem trabalhadores com vínculo empregatício para as funções de avulsos.

A greve questionaria o descumprimento da lei portuária por operadores e terminais, além de condenar as ameaças a direitos dos portuários e trabalhadores em geral. 

Em contrapartida, o ministro solicitou às lideranças sindicais que suspendessem a greve. Na próxima terça-feira (21), ele receberá de novo, em seu gabinete, os mesmos dirigentes sindicais. O presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva, Nei, participou da reunião com Eliseu ­Padilha.

O ministro convidará para uma reunião em Brasília, nos próximos dias, os representantes dos terminais, para propor um entendimento que contemple os interesses das duas partes. A audiência com os portuários foi articulada pelo deputado federal Beto Mansur (PRB-SP).

Data-base

A assembleia dos estivadores de Santos abordou também a demora nas negociações da campanha salarial por parte do sindicato dos operadores portuários do estado de São Paulo (Sopesp, patronal). A categoria tem data-base em março e aguarda, desde 2014, segundo Nei, uma resposta às ­reivindicações.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br