Notícias


Portos da China enfrentam crise de sobrecapacidade

De acordo com especialistas, o excesso de capacidade nos portos da China será mais severa do que em aço e cimento, num futuro próximo, Xinhua relatórios.

Posteriormente, Wang Shouyang, diretor do Centro para a Ciência Forecasting na Academia Chinesa de Ciências, disse governos centrais e locais para prestar atenção às consequências da construção do porto redundante.

Em uma coletiva de imprensa liberando previsão anual do Centro em 20 principais portos de contêineres do mundo,

Portos global Top 20,

Sr. Shouyang revelou que o crescimento negativo é esperado em Hong Kong, Kaohsiung e Dalian.

Dez dos 20 maiores portos de contêineres do mundo estará na China, sete dos quais estão no top 10.

Cresce a taxa de movimentação de contêiner por toda parte, no entanto, está em declínio na China, acrescentou o relatório. 

Isto é em parte devido ao excesso de capacidade, o que o Sr. Shouyang disse que a indústria portuária da China deve enfrentar no período de 2016-2020.

Em entrevista à Xinhua, professor de Dalian Maritime University Kuan Haibo disse 2016 pode ser um ponto de queda para os portos da China e como isso cair os lucros e aumentar as perdas.

"Muitas prefeituras contavam com novas opções para impulsionar os dados do PIB local. Isso é uma má idéia.

"Mr Haibo também exortou os formuladores de políticas locais para manter suas mãos longe de criar novas opções e deixar o mercado fazer o seu trabalho.

Em sua opinião, o excesso de capacidade e serviço de má qualidade são os dois principais gargalos na indústria portuária da China.

 "A desaceleração em Dalian é típico da situação industrial no cinturão da ferrugem nordeste", disse ele.

A agência de rating global da Moody, por sua vez, previu no ano passado que os portos chineses continuariam a enfrentar a pressão no rendimento devido ao reequilíbrio econômico e adições de capacidade em curso.

Xie Gang do Centro de Ciências disse à Xinhua que a previsão dos portos devem tomar a iniciativa correta e  considerar o episódio como uma estrada de oportunidade. 

"Os formuladores de políticas devem evitar mais despedimentos e excesso de capacidade", disse ele. 

 

 

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br