Notícias


Maersk vende sua subsidiária petrolífera por US$ 7,45 bilhões para a Total e foca no que sabe fazer de melhor

A AP Moller-Maersk assinou com a francesa Total um acordo para vender a Maersk Oil por US$ 7,45 bilhões e planeja também dar um destino a suas empresas relacionadas com o setor de energia.

A empresa informa que esta é a continuação do plano adotada no ano passado, que de forma estratégica separou as atividades da empresa em setores específicos, dividindo-os entre transporte/logística e energia e ficando seus talentos em cada um.

A saída definitiva do ramo de energia e a consequente capitalização da empresa vem para fortalecer o grande core business da empresa que é a área de transporte e logística, afastando-se um pouco da indústria petrolífera e acompanhando a evolução do mercado de transporte marítimo e logística intermodal.

Porém, ainda há outras três empresas subsidiárias do Grupo que são profundamente ligadas ao setor de energia, que são a Maersk Drilling, Maersk Supply Service e Maersk Tankers, que terão suas estratégias definidas até o final de 2018.

A Total assumirá toda a organização, portfólio, obrigações e direitos adquiridos pela Maersk Oil com pré-condições mínimas, que estão sendo negociadas detalhadamente pelas duas organizações, mas o que já se sabe é que os planos de desenvolvimento de negócios e os investimentos em projetos estratégicos já feitos serão todos mantidos.

Segundo Søren Skou, CEO do Grupo AP Moller-Maersk, uma das exigências da Maersk no fehcamento do negócio foi a de manter os compromissos já assumidos pela empresa, principalmente aqueles que envolvem o setor dinamarquês do Mar do Norte.

A preocupação da empresa em não tirar negócios do país é visível e plenamente evidenciada no fato de que a Toital ficará com suas operações ligadas à Dinamarca, Noruega e Holanda toda baseada no país, aproveitando-se também na estrutura da Maersk Oil, já desenvolvida no local e a posição estratégica em relação ao Mar do Norte.

E a Total também já informou de sua parte que vai focar na otimização e ampliação da produção de petróleo na Dinamarca, tendo como meta tornar-se um dos grandes operadores internacionais líderes na região, fortalecendo o nome da empresa e realizando bons negócios.

O que temos aqui é uma junção de fatores estratégicos: o altíssimo nível técnico e operacional da Maersk Oil com a experiência e saúde financeira da Total.

Mais uma página virada na historia da Maersk, que volt às origens e foca no que sabe fazer de melhor.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br