Notícias


Itajaí obtém licenciamento ambiental para dragagem

Na última sexta-feira, dia 11, o presidente da Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Itajaí), Murilo Flores, concedeu ao porto catarinense o licenciamento ambiental para a dragagem de aprofundamento do canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário. Agora, a obra que será feita com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderá iniciar o processo de licitação.

A dragagem possibilitará que o complexo portuário do Rio Itajaí-Açu tenha profundidade ampliada de 11 para 14 metros. Com isso, navios com até 300 metros de comprimento e 40 metros de largura e 13 metros de calado poderão atracar na região.

De acordo com o projeto de dragagem, serão retirados 6 milhões de metros cúbicos de sedimentos do fundo do Rio Itajaí-Açu, mais a derrocagem da laje de 28,9 mil metros cúbicos, localizada nas proximidades do canal externo.

A concessão da licença possibilitará que, até o final deste ano, o porto já esteja operando dentro dos novos parâmetros. "Agora, a próxima etapa será a emissão da Licença Ambiental de Instalação (LAI), procedimento que deve ocorrer em breve", informou Flores.

O superintendente do Porto, Antônio Ayres dos Santos Júnior, ponderou que a dragagem permitirá que o complexo continue na rota das grandes empresas armadoras, além de proporcionar condições para operações com navios de maior porte e movimentação de maiores volumes por escala. "O aumento no tamanho dos navios que escalam na costa brasileira exigem essa condição de calado e, se não tivermos essa profundidade, seremos automaticamente eliminados do mercado", conclui Ayres.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br