Notícias


EBX planeja construir estaleiro em SC

A empresa EBX planeja investir US$ 600 milhões no município de Biguaçu, a cerca de 20 quilômetros de Florianópolis. O grupo tem intenção de construir um estaleiro em uma área de 1,6 milhão de m2.

Ontem, a EBX foi procurada no fim do dia pelo Valor, mas não se pronunciou sobre o projeto. A cifra prevista de investimentos foi informada pela prefeitura de Biguaçu. Eike Batista, presidente do grupo, estará hoje em Florianópolis em um almoço com empresários locais na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para mostrar o empreendimento, ainda está em fase de licenciamento ambiental.

A intenção, de acordo com informações da prefeitura de Biguaçu, é iniciar as obras ainda em 2010. O projeto prevê a construção de navios-sonda, plataformas fixas, jaquetas e navios tipo FPSO (Floating Production Storage and Offloading) para o setor de petróleo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Biguaçu, John Kennedy Lara da Costa, disse que a instalação do estaleiro trará uma mudança "fundamental para emprego e renda" na cidade. Segundo ele, a estimativa é de geração de 4 mil empregos diretos e 12 mil empregos indiretos. A expectativa é que o setor seja a principal fonte de receita do município, que depende principalmente dos impostos gerados pelo oleoduto da Petrobras, responsável por cerca de 70% da receita total de R$ 4 milhões/mês. Ele evitou, contudo, fazer estimativas da arrecadação da EBX.

Biguaçu possui cerca de 60 mil habitantes. Além do oleoduto, tem a sua economia vinculada ao setor plástico. Pelo tamanho pequeno da cidade, Costa acredita que será necessária a vinda de mão-de-obra de municípios vizinhos para atender às necessidades da EBX. Ele explicou que a prefeitura já está em conversações com escolas técnicas para que se instalem em Biguaçu e qualifiquem os trabalhadores.

Como forma de atrair os investimentos da EBX, no fim de julho o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), assinou decreto que reduziu o ICMS do setor naval de 25% para 7%. Medida semelhante havia sido tomada recentemente por Rio de Janeiro e São Paulo. O governo catarinense informou na ocasião que o regime especial serviria para fomentar o polo náutico do Estado. A prefeitura de Biguaçu pretende reduzir os valores de ISS do segmento, de 5% para 2%.

De acordo com Costa, a EBX realizou em 2008 pesquisas na costa do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul e encontrou em Biguaçu um local favorável para os negócios.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br