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Hub Ports, uma nova discussão para o Brasil

O crescimento do tamanho dos navios porta-contêineres, com vistas a ganhar escala e reduzir os custos no transporte marítimo, é uma tendência irreversível no comércio mundial. Uma das conseqüências é que o sistema portuário está igualmente passando por uma transformação, com a criação de terminais de grande porte, capazes de receber os super navios e concentrar cargas de uma região ou de todo um país. Os hub ports já são uma realidade na maior parte dos mercados desenvolvidos e nos emergentes de grande porte, principalmente na Ásia e Oriente Médio.

No entanto, no Brasil isso ainda não ocorre. A maioria dos portos brasileiros ainda não tem capacidade para receber os grandes porta-contêineres, e a prática mais comum é que os navios parem em diversos terminais espalhados pela costa brasileira. A possibilidade da formação de hub ports no Brasil já está em estudo pela Secretaria Especial de Portos do governo federal, como revelado pelo coordenador-geral de Planejamento Estratégico da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Marcos Pagnocelli. "O Brasil é um país diferenciado, ele tem 8.500 km de costa, é muito diferente dos países europeus que utilizam hub ports. Nós não podemos falar em um porto concentrador de cargas no Brasil, temos que ter vários portos, e isto é, um estudo muito intenso que tem de ser feito, e está sendo desenvolvido pelo governo, seria um plano estratégico nacional", explica.

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