Notícias


Recuperação para navios de 3 mil Teus começará em 2012

As condições de mercado para porta-contêineres abaixo de 3 mil Teus deverá melhorar mais rápido do que para navios de dimensões maiores, segundo estudo recente baseado no instituto de pesquisa alemão ISL.

Relativamente poucos navios menores têm sido encomendados. Além disso, o potencial de demolição é alto no segmento, afirmou Burkhard Lemper do ISL. Como resultado, as embarcações de tamanhos menores deverão se recuperar mais rápido que as maiores.

O mercado de contêineres não alcançará o equilíbrio entre a oferta e a demanda antes de 2015. Mas para navios menores, isto poderá acontecer no início de 2012, conforme Lemper.

A reviravolta nas taxas de afretamento das embarcações menores poderá começar no final de 2010. Mas isso implicaria cancelamentos significativos de encomendas nos estaleiros. No entanto, não há evidências disso."Setembro e outubro deveriam ser meses ativos em termos de afretamento, mas no momento, acontece exatamente o oposto", disse um corretor de Hamburgo, acrescentando que "as coisas serão muito duras até fevereiro e março de 2010".

Segundo o corretor, o mercado de afretamento também está sofrendo porque as linhas começaram a ter capacidade fora do mercado novamente. O negócio sazonal do Natal já acabou e uma nova baixa sazonal está aparecendo.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br