Notícias


Reconstrução dos berços do Porto de Itajaí começa nesta terça-feira

Estimativa é que esta etapa da obra termine em fevereiro,

Começam nesta terça-feira as obras de recuperação dos berços de atracação 1 e 2 do Porto de Itajaí, danificados pela enchente de novembro de 2008. A estimativa é que esta etapa, de uma séria de obras de reconstrução do porto, termine em 5 de fevereiro. Estacas tubulares metálicas sustentarão o cais e reforçarão a estrutura.

A primeira leva de estacas foi comprada em Vitória (ES). Elas foram trazidas por caminhões durante a última semana e estão sendo descarregadas no canteiro de obras montado no porto. Ainda faltam chegar a Itajaí as estacas-pranchas metálicas, compradas em Luxembrugo, na Europa, há três semanas. O material deve aportar nos próximos dias.

"Amanhã (nesta terça-feira) vamos começar a soldar e a emendar as estacas. Além disso, temos que fazer a topografia. É um processo demorado e que precisa de atenção", explicou o engenheiro-chefe da obra, Paulo Müller.

As primeiras estacas, que marcaram o início da reconstrução do Porto de Itajaí, foram instaladas no dia 3 de setembro. À época, houve um teste com o objetivo de determinar a altura do estaqueamento. A expectativa do consórcio é cravá-las entre 52 e 53 metros de profundidade.

A obra é de responsabilidade do Consórcio TSCC, formado pelas empresas Triunfo, Serveng Civil San e Constremac.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br