Notícias


Itajaí pode contar com a colaboração de técnicos japoneses

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica ? sigla em inglês) pretende elaborar projetos para mitigar os efeitos das enchentes em Itajaí. Os japoneses deverão trabalhar em cima do Plano Integrado para a Contenção de Cheias, realizado pelo Grupo Técnico Científico (GTC). A expectativa é de que o projeto estrangeiro seja financiado pelo Estado de Santa Catarina, que deve gastar cerca de 50 milhões de dólares para pagar a primeira fase do projeto.

Na última quarta-feira (28), um grupo técnico da Jica visitou o complexo portuário de Itajaí, onde se reuniram com o superintendente do porto, Antônio Ayres dos Santos Júnior. Na pauta, estavam a captação de recursos para a elaboração do projeto e o apoio técnico financeiro para a implementação das medidas indicadas. Também estiveram presentes representantes do governo do Estado, e entidades governamentais ligadas à pesquisa.

Não é a primeira vez que representantes nipônicos visitam o vale do Itajaí. Após as enchentes de 1983 e 1984, eles estiveram na região para ajudar na elaboração de projetos de prevenção contra novos desastres. Na época, foi proposta a construção de um canal extravasor no rio Itajaí, que, por questões ambientais e financeiras, foi rejeitada.

  •   Av. Coronel Eugenio Muller, 383 - Centro, Itajaí - SC
  •   (47) 3241-9100 | (47) 98805-3702
  • ogmo@ogmoitajai.com.br