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Um ano após destruição das chuvas, Itajaí confia no futuro

Itajaí, novembro de 2008. A chuva, implacável, destrói a cidade portuária de Santa Catarina de forma devastadora. Tragédia, apontava a imprensa. Milhares de desabrigados e dezenas de mortos. Cenário de destruição. Hoje, a Cidade não tem mais sinais dos momentos difíceis que passou. "O Porto de Itajaí se recupera e, segundo previsão da Secretaria Especial de Portos (SEP), até abril tudo estará totalmente normalizado", informa Robert Grantham, diretor comercial do porto catarinense.

Em entrevista, Grantham disse que durante o processo de reconstrução do Porto a burocracia emperrou o desenvolvimento, mas que o Governo Federal agiu com rapidez. “Através de medida provisória, a verba para a reconstrução saiu rápido”.

A dragagem foi o "calcanhar de aquiles" do processo. Aí é que veio a “burrocracia”, observa Grantham. O dirigente portuário avalia que o problema ficou por conta do contrato com a empresa para a dragagem da baía do Rio Itajaí-Açu. Para ele, a rapidez no fechamento do contrato é que gerou o problema. "Fizeram contrato por volume e não por resultado. Terminou o contrato e foram embora. Depois, os terminais tiveram que contratar outra empresa".

Mas, passado um ano, as perspectivas são ótimas. De acordo com o diretor do Porto de Itajaí, o futuro tem tudo para dar certo. "Todos os sinais indicam que a tragédia não afetou a credibilidade e a importância do Porto. Todos os armadores estão operando. Os clientes antigos continuam e novos estão vindo. A SEP informou à Docas de Itajaí que até abril recuperamos tudo e eu acredito nisso”.

Toda a movimentação de cargas está normalizada. "Agora é uma questão de mercado. A crise ainda afeta Itajaí. Determinados mercados de Santa Catarina ainda estão deprimidos". Grantham explica que o setor de construção civil teve uma queda e, com isso, as exportações de cerâmica e de madeira sofreram forte redução. Outro problema enfrentado é com o câmbio. O diretor comercial diz que a valorização do Real influencia negativamente no envio de produtos de baixo valor agregado ao exterior.

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