Estacas prancha importadas da Bélgica desembarcam hoje em Itajaí
O Porto de Itajaí, em Santa Catarina, vai receber nesta segunda-feira as estacas-prancha para a continuidade das obras de reconstrução do cais. Serão recebidas 340 estruturas metálicas.A metade das estacas tem 18 metros de comprimentos. A outra, 15 metros. As bases foram embarcadas no Porto de Antuérpia,a na Bélgica, e vieram a bordo do navio BBC New York.
As estacas foram importadas pela Secretaria Especial de Portos e serão utilizadas na continuidade das obras de reconstrução do Porto de Itajaí.
O Porto de Itajaí começa a receber hoje as estacas prancha provenientes do primeiro carregamento importado pela Secretaria Especial de Portos de Luxemburgo. São 340 unidades [170 estacas com o comprimento de 18 metros e 170 com 15 metros] que vieram do porto de Antuérpia a bordo do navio BBC New York, totalizando cerca de 1,1 mil toneladas.
A carga foi desembarcada no Teporti – Terminal Portuário Itajaí S/A nos dias 25 e 26 de dezembro, já passou pelo processo de nacionalização e agora será transferida do Teporti para o Porto de Itajaí pelo modal rodoviário. As estacas serão utilizadas nas obras de reconstrução do cais do Porto de Itajaí.
O superintendente do Porto de Itajaí, Antonio Ayres dos Santos Júnior, destaca a importância da chegada do material para a continuidade das obras de reconstrução dos berços 01 e 02, destruídos pelas enchentes ocorridas no Vale do Itajaí em novembro de 2008. “A chegada deste carregamento de estacas prancha e a respectiva liberação deve agregar celeridade à obra, que agora, certamente, tende a seguir sem interrupções”, diz o superintendente. Segundo o último cronograma divulgado pela SEP, a conclusão das obras está prevista para maio de 2010.
O material dará continuidade às obras de reconstrução dos berços 01 e 02, destruídos pelas enchentes ocorridas no Vale do Itajaí em novembro de 2008. A conclusão das obras está prevista para maio de 2010.