Terminal portuário para Copa deve ter R$ 677 mi este ano
A Secretaria Especial de Portos (SEP) espera liberar em torno de R$ 677 milhões ao longo deste ano para adequar ou construir terminais turísticos portuários em sete dos 12 estados que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Além da construção de novos terminais, reforma ou ampliação dos já existentes, os recursos serão destinados a obras de melhoria nas vias de acesso terrestre e na infraestrutura portuária, como a ampliação de cais e a implantação de defensas para atracação de navios.Já a dragagem para aprofundamento dos canais (necessária para permitir a movimentação de embarcações de grande porte) desses e de outros portos já fazia parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde 2008 e deverá consumir outros R$ 1,6 bilhão até o fim de 2010.
Segundo a secretaria, o valor a ser investido nos terminais de passageiros foi calculado com base nos projetos elaborados pelos administradores dos portos de Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Santos (SP), do Rio de Janeiro (RJ) e de Manaus (AM). Maior porto da América Latina, o Porto de Santos, que tem como administradora a Companhia de Docas do Estado de São Paulo (Codesp) receberá obviamente investimentos devido também à sua proximidade com São Paulo - uma das sedes do mundial. "Diversos países encaram os seus portos como o principal polo do desenvolvimento econômico [da região]. O governo brasileiro reconhece essa importância", lembrou o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP) Pedro Brito, recentemente.
Navios
Além de permitir que maior número de cruzeiros atraque simultaneamente nos portos, atendendo assim ao aumento do número de turistas que visitarão o País durante o evento, os investimentos também possibilitarão que os navios permaneçam atracados. A solução será uma alternativa falta de leitos em hotéis, a exemplo do que ocorreu durante os Jogos Olímpicos de 2004, na Grécia, de 2000, na Austrália, e de 1992, na Espanha, durante os quais parte dos turistas optou por viajar e permanecer hospedado nos transatlânticos.
De acordo com a assessoria da secretaria, a proposta de investimentos está sendo analisada pela Casa Civil e aguarda aprovação presidencial. O projeto destina a maior parte dos recursos, cerca de R$ 299 milhões, para o Rio de Janeiro, onde serão construídos três novos piers. Em seguida, vem o Porto de Santos, cuja obra de realinhamento de 1.500 metros do cais e a implantação de 3,5 quilômetros de via interna de acesso ao terminal custarão cerca de R$ 114 milhões.
Ceará
O Porto de Mucuripe, em Fortaleza (CE), prevê gastar pouco mais de R$ 93 milhões para construir um terminal marítimo de passageiros, um berço de múltiplo uso para atracação de navio, estacionamento e para pavimentar e urbanizar o acesso ao terminal. Já Manaus receberá R$ 79,9 milhões para adaptar e restaurar os terminais já existentes, ampliar o cais, instalar defensas e criar um estacionamento de cerca de 7 mil metros quadrados ligado ao terminal por uma passarela coberta.
No Porto de Natal, onde também não há terminal turístico e os navios atracam em um berço destinado movimentação de cargas, a adaptação de um galpão frigorífico desativado, a ampliação do cais, a pavimentação das vias de acesso e do estacionamento custarão R$ 46,5 milhões.
Em Salvador, cujo terminal de passageiros passou por reforma recente, a secretaria considera necessário realizar novas obras a fim de oferecer maior comodidade aos usuários. A estimativa é de que as obras custem R$ 29,26 milhões, incluindo a pavimentação e a urbanização do sistema viário externo e do estacionamento.
Outra capital que ainda não conta com terminal e usa tendas móveis para o traslado de passageiros, Recife deverá receber cerca de R$ 17 milhões para adaptar o Armazém 7, de cerca de 2,7 mil metros quadrados, e construir um anexo, além de pavimentar e urbanizar todo o entorno do futuro terminal.
Cargas
O Governo do Pará irá promover nesta sexta (15), a visita técnica das empresas que irão elaborar o projeto de construção do Porto de Marabá, previsto para entrar em operação em 2013.. O porto está orçado em aproximadamente R$ 120 milhões, conforme apurou o DCI. O projeto prevê a construção de uma Plataforma Logística Intermodal de Transporte, fazendo ligação entre a hidrovia, rodovia Transamazônica e a estrada de ferro de Carajás. O secretário adjunto do Estado de Integração Regional, César Queiroz, afirmou que a Vale trará a Marabá uma siderúrgica e reduzirá o fluxo do porto.
"A criação de um porto em Marabá possibilitará o recebimento deste fluxo, além da demanda do porto Vila do Conde e hidrovia de Araguaia-Tocantins", declarou o especialista, à reportagem.(Fonte: "A criação de um porto em Marabá possibilitará o recebimento deste fluxo, além da demanda do porto Vila do Conde e hidrovia de Araguaia-Tocantins",