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Interporti investe em Guindaste para melhorar eficiência de terminal

A Interporti Logística, empresa localizada em Itajaí/SC, pertencente aos grupos Columbia e Júlio D´ávila, adquiriu em janeiro um guindaste modelo MHC. De fabricação italiana, da marca Fantuzzi Regiani, o guindaste é equipado com spreader telescópico e possui capacidade máxima de 100 toneladas ou 30 contêineres por hora.

“O novo equipamento chegou para atender os navios que não têm guindastes próprios e para trazer benefícios à Interporti e seus clientes”, explica o presidente do Grupo Columbia, Nivaldo Tuba. Entre os benefícios da aquisição estão a redução dos custos dos clientes, a maior agilidade nas operações portuárias e, principalmente mais uma alternativa operacional portuária na região.

"O guindaste opera cargas de até 100 toneladas ou 30 containers por hora, o que gera alta produtividade. Por ser um equipamento de terra, é muito mais eficiente, seguro e ágil", reforça o gerente geral da Interporti, Paulo Santiago.

Segundo Santiago, o maior benefício é que com o guindaste a Interporti passa a atender também os navios que não têm guindastes próprios, reduzindo os custos dos clientes, com maior agilidade nas operações portuárias e aumento de performance, inserindo o terminal em uma posição privilegiada em relação a outros.

A compra do novo guindaste é parte do plano de investimento da Interporti, que também prevê a ampliação da infraestrutura terrestre, para operar navios com maior calado. Inaugurada há pouco mais de um ano, a Interporti opera na margem do Rio Itajaí-Açu, com uma área alfandegada de 49,0 mil m² e capacidade de armazenagem de 2,5 mil contêineres. Com 150m de cais e um pátio que comporta até 300 caminhões, atualmente, a unidade realiza carga e descarga de navios operações de importação e exportação.

O valor aproximado do equipamento é de US$ 850 mil e trata-se de acordo comercial de comodato com opção de compra.

Investimentos

Para este ano a Interporti tem investimentos previstos em equipamentos de movimentação de containers (reachstaker), pavimentação de pátio portuário, armazéns alfandegados e não alfandegados, sistemas de gestão e possivelmente a extensão do cais em mais 150 metros.

Estes investimentos são da ordem de R$ 12 milhões para equipamentos, pátios e armazéns e R$ 10 milhões na extensão do cais.

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